quarta-feira, 11 de março de 2009

Sabores e Saberes de Travancas

O Fumeiro da 'São'


Na Feira Sabores & Saberes de Chaves, realizada no último fim-de-semana de Janeiro de 2009, encontrei a Dona Conceição, de Travancas, num stand, vestida a rigor, a expor e comercializar o seu saboroso fumeiro.


Não lhe comprei bucho, alheiras, chouriças, nem salpicões porque a encomenda já estava apalavrada há tempos, ainda antes do Dia de Santa Luzia, altura em que já faz frio, e data a partir da qual, tradicionalmente, começa a matança do porco.

Este ano, o frio intenso, bom para curar a carne, até chegou mais cedo, com uma grande nevada, no final de Novembro, como há muitos anos não se via.


Chaves tem fama de ter bom fumeiro mas é nas terras altas do concelho, sujeitas a invernos rigorosos, como Travancas, que o fumeiro é produzido seguindo a sabedoria tradicional, passada de mães, tias, avós e vizinhas, às gerações mais novas.





Na Feira dos Sabores e Saberes provei estes doces de batata feitos pela Dona Conceição. Confesso que fiquei rendido à iguaria.


Desconhecia, inclusive, que da batata se podia fazer bolos. O sabor, que apreciei, resulta, certamente, da arte de saber fazê-los!
Mas a matéria prima também conta, e Travancas, como Capital da Batata, produ-las de qualidade superior.


Quando saí de Travancas, deixei estas serras cobertas de neve mas trouxe comigo produtos da terra.








Tudo que está no prato veio de lá. Os grelos e o chouriço de abóbora são da Dona Conceição. Nesta refeição tudo era bom mas o sabor do chouriço ainda me faz crescer água na boca!

Sem comentários: