terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Os Anjos da Igreja Matriz

Quantos são?



Diversas vezes dei comigo, durante a homilia, a contar os anjos no retábulo dos altares à entrada da cabeceira da igreja, sem acertar de vez se serão mais ou menos de dezasseis. Não me fica bem confessá-lo mas comentando com terceiros a minha distração durante a missa fiquei a saber, para sossego da minha consciência, que afinal parece haver mais fiéis a fazer essa contagem.




Hierarquia dos anjos
Na tradição judaico-cristã os anjos são espíritos ou criaturas celestiais que servem de mensageiros de Deus. Estão no entanto agrupados em categorias conforme o seu grau de proximidade com Deus. Os serafins, seguidos dos querubins, são os que ocupam o topo da hierarquia. Foi um querubim, Lúcifer, que se rebelou contra Deus e outro expulsou Adão e Eva do Jardim de Éden.



A segunda categoria de seres celestiais são as potestades, anjos guerreiros, fiéis a Deus, que protegem os animais.

No escalão mais baixo da hierarquia celestial estão os anjos ministrantes ligados ao mundo material. São os arcanjos e os anjos. Arcanjo significa chefe, anjo principal. Embora se fale na existência de sete arcanjos, na Bíblia só são citados Miguel, Rafael e Gabriel, arcanjo das boas novas. Foi ele que anunciou a Maria o nascimento de Jesus.


Os anjos são seres angélicos que aparecem aos homens trazendo mensagens divinas. Voam, fazem milagres, tornam-se visíveis e invisíveis.


Enquanto os serafins possuem seis asas os anjos só têm duas. Na igreja de São Bartolomeu dois deles aparecem enfeitados com asas na cabeça, como se fossem emblemas de uma companhia aérea.

Alguns anjos são especiais como o Anjo da Guarda, ao qual é confiada individualmente cada pessoa ao nascer, protegendo-a do mal até onde a ordem divina o permita, fortalencendo corpo e alma e inspirando-a à prática das boas ações.








Os anjos da igreja de São Bartolomeu, esculpidos em talha dourada, são de estilo barroco. São representados por crianças, por serem dóceis e terem inocência. Têm corpo roliço, cabelo encaracolado e, exceptuando dois deles que usam vestidos, todos os outros aparecem desnudos.

Os anjos são seres assexuados ou de ambos os sexos, como parecem sugerir as echarpes cor-de-rosa e azul?


É menino ou menina?
A expressão discutir o sexo dos anjos ganhou o significado de se perder tempo discutindo um assunto absolutamente inútil e impossível de ser determinado, quando existem problemas mais importantes a tratar.


Foi o que sucedeu em Constantinopla em 1453. Enquanto o exército Bizantino lutava para impedir que a capital do império não caísse nas mãos dos turcos otomanos, os teólogos cristãos entretinham-se a discutir se os anjos tinham ou não sexo.



Anjo de castigo
Este anjo, a carregar algo ao ombro, faz-me lembrar Atlas, o primeiro rei da Atlântida, titã a quem Zeus, como castigo por ter atacado o Olimpo e se ter rebelado contra ele, o pôs a suster o céu, para sempre, nos ombros.









Anjo de turbante
Os anjos não existem só no judaísmo e no cristianismo. Nas religiões muçulmana, hindu, budista e no espiritismo o nome de anjo é dado a seres celestes.
Este anjo, devido ao que parece ser um turbante, não se confunde com um deus hindu?


.
Anjo melancólico
A imagem de anjos fortes, guerreiros e viris cedeu lugar, na pintura do Renascimento, a criaturas doces e bonitas; na arte barrôca, a crianças rechonchudas.

Anjo metrossexual
Este anjo, com porte atlético, assemelha-se à figura do homem moderno, urbano e vaidoso, saído de um ginásio, onde vai, preocupado com a sua aparência, para manter a forma física, de acordo com a moda de beleza masculina.

Quem sabe onde se encontram estes anjinhos? Não estão no retábulo do altar-mor...



Sem comentários: