quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Neva em São Cornélio

Planalto da Bolideira coberto de branco

A neve, durante a tarde de 10 de fevereiro de 2010, voltou a cobrir de branco o planalto que se estende da Bolideira a Travancas. Quando fui para Chaves, à feira, apesar do intenso frio, nada me fazia prever que nevasse. Na cidade, pelo meio-dia, começou a chover e alguém disse que nevava em Vila Pouca e Vila Real.


No regresso da feira, pelas 15 horas, a chuva, a partir de Curral de Vacas para cima, dava lugar à queda de neve. Fiquei tão radiante que não resisti em partilhar, pelo moche, a minha alegria com a Princesa e a mãe.


Parei em São Cornélio, freguesia de Travancas. O aspeto da aldeia era aquele que as imagens transmitem.


Bem, as fotos por mais bonitas que sejam não transmitem toda a beleza captada pelo olhar e pelo tato.













4 comentários:

maria mendes disse...

Em primeiro lugar as minhas condolencias pela perda do vosso
querido filho foi uma pena,mas ha que aceitar os designios de Deus. Ola, eu sou de Travancas a residir em New York.De ha um tempo atras tenho acompanhado pela net. todos os seus blogs, entre outros. Que bom quando ha alguem que nos ajuda a matar saudades da nossa terra.
E maravilhoso .

James disse...

Custumo aconpanhar o seu blog desde ha algum tempo, e sou admirador de toda a dedicação que tem mostrado pelas terras de tras os montes. Tenho 28 anos e vivo em Lisboa, e não sei pq sempre tive um fascinio muito grande por tas os montes. O ano passado no dia 9 de Janeiro rumei até Bragança com uma amiga minha, assim do nada só pq estava lá a nevar! E não fiquei desiludido, rapidamente percebi que estavamos num sitio muito diferente de todo o resto do país. a belesa da região é surpreendente. Era naquela zona ou em terras do Barroso que um dia gostava de ter a minha propria quinta. Mas isso é só um sonho:) Bem haja e força para continuar!

PEREYRA disse...

Dona Maria,
Obrigado pelas suas palavras. Perguntei à minha mulher quem seria mas ela, pelo apelido, não a identificou. Será filha do senhor Anibal? Espero que continue a ter motivos para vir ao blogue matar saudades da terra. Bom ano para si e a sua família.

PEREYRA disse...

Olá, James!
Um dos objetivos deste blogue é tornar Trás-os-Montes e, em particular, Travancas, um lugar apetecível aos não transmontanos. Fico satisfeito por ver que em Portugal há jovens que pretendem fazer o caminho inverso ao do êxodo rural. É um bom sinal! Venha até cá! Se estiver na aldeia terei prazer em abrir-lhe a porta para beber um copo!