terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Fumeiro da São

Saberes e sabores da terra

O senhor Zé e a dona Conceição, sua esposa, fazem da matança do reco  uma forma de completar o rendimento familiar. O fumeiro produzido, segundo o tradicional método transmontano de cura, é vendido ao consumidor, na unidade familiar e na Feira do Fumeiro de Chaves. 




Um convite à gula

Há dias, provei um destes salpicões e confesso, sem exagero, que nunca outros me souberam tão bem. Já há vários anos que me habituei à excelente qualidade de alheiras, bucho, chouriças e salpicões feitos pela dona São. Este ano comprei-lhe um  presunto  do ano anterior e também o achei saboroso, sem sal em excesso.  O único senão é a gordura a mais. Mas este é um problema cultural  porque em Trás-os-Montes gosta-se que as cevas estejam bem gordas na altura da matança.


As feiras de fumeiro, em Trás-os-Montes, têm contribuido para o aumento da procura. A dona São vende na de Chaves, este ano realizada entre quatro e seis de fevereiro de 2011.

Espero que ao aumento da produção artesanal, forçado pela procura, não corresponda uma diminuição da qualidade.


Cozido à transmontana



Domingo passado, a dona Maria, de Águas Frias, convidou-nos, a mim e à minha mulher, para almoçarmos, em sua casa, um cozido.  Ela sabe que aprecio este conhecido prato da gastronomia transmontana.  


Juntando o fumeiro da São, as batatas e couves de Travancas, à esmerada arte da cozinheira, o resultado é uma saborosa refeição, regada com um reserva tinto,  de Santa Valha, digno de Baco.
Quem não é servido?


1 comentário:

Anónimo disse...

Isso é que é fazer pouco dos amigos!!!

Amanha-se com um almoço-jantar-ceia desse calibre, fala-nos com requintes de malvadez acerca dos paladares dessas preciosidades, gaba-se, mais do que cem «faroleiros», do convite, «espeta-nos nas trombas» com as provas irrefutáveis do crime de gula, e…… depois de se ter «abarbatado» com tudo isso - visto, contado e escondido! - vem com o convite «aguilhado» a , sabendo que nem à folha do l ouro conseguimos chegar!...

Ele há cada Torquemada, aí por riba!....................


Tupamaro