terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Há Kiwis em Argemil

Descoberta fruta da moda

Há menos de vinte anos, a maioria dos portugueses não conhecia o quivi, fruto originário da China,  mas cultivado e comercializado em larga escala, a partir de meados do século XX, na Nova Zelândia, país que lhe deu o nome de kiwi, designação pela qual  ficou a ser mundialmente conhecido.


Quando começou a ser importado, o quivi era a fruta coqueluche dos consumidores portugueses. Agora até já é cultivado em Argemil, deixando o senhor Amaral satisfeito, com o sabor doce e aromático dos frutos colhidos na sua plantação doméstica.



Planta de quivi carregada de frutos,  no quintal. Só ao fim de uns quatro anos é que a planta começa a dar frutos em grande quantidade.


O senhor Adamastor também tem uma plantação  de quivis à volta da casa. A planta é uma trepadeira, com crescimento orientado, como se faz à videira de latada. 



Quivi, um fruto exótico, cuja plantação é feita através de sementes e mudas enxertadas. Planta de clima temperado, suporta geadas e requer chuvas abundantes. Minho, Douro e Beira Litoral são as regiões de maior produção em Portugal.


Depois de dar a provar um  fruto da sua produção caseira, o senhor Amaral ofereceu à Princesa um ramo de quivis que acabaram de amadurar em casa.



Quivis consumidos em salada de frutas. 
Também acompanham pratos de carne assada, tal como as rodelas de laranja. No entanto, há quem prefira raspá-lo com uma colher, cortado em duas metades, e comê-lo como quem come iogurte. Seja qual for a opção, é um fruto saboroso que veio para ficar e se enraízar, nos nossos hábitos alimentares.



Sem comentários: