quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Achei um ninho!


Mãe passarinho não larga filho sozinho
 
No dia 29 de maio, encontrei este ninho na Cortinha, numa giesta que me preparava para cortar.
Emocionado, recordei-me de um ninho da minha infância, vendo-me encarrapitado no alto de um choupo, no Ferrado de Cabrões, a espreitá-lo.
Salvou-se assim a giesta e o ninho!

Espero que na minha ausência forçada, de quase três meses, nenhuma cobra rateira tenha comido os ovos e que os quatro passarinhos andem por aí a fazer  o pino a voar.

Em finais de agosto, vi um, no pátio da casa, sem conseguir  levantar voo, a chamar pela mãe.  Ela, chilreando, aparecia, desconfiada da minha presença, levando-lhe o alimento ao bico  e incentivando-o a voar. Mãe é mãe!



 
 
É de Miguel Torga, escritor transmontano,  o belo poema que transcrevo:
 
SEGREDO
Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo, redondinho,
Tem lá dentro um passarinho
Novo.
Mas escusam de me atentar:
Nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar
Este segredo comigo.
E ter depois um amigo
Que faça o pino
A voar...
 
 

Sem comentários: