sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Boas Festas há setenta anos

Era assim, no tempo dos avozinhos

Para se desejar Boas Festas em 1941, o bilhete postal era o meio utilizado. Na época da Segunda Guerra Mundial,  não havia ainda telefone em Travancas; Não havia, como agora, e-mails, mensagens sms, chats, fotos digitais, video-conferências, facebook e IPads.  Era por bilhete postal que comunicava, à distância, o casal de namorados. Ela, residente em Travancas da Raia;  ele, destacado como guarda fiscal, no posto de Amareleja, Alentejo. 
 
 
 
"Quanto mais prima, mais se lhe arrima". Até ao século passado eram frequentes os casamentos entre primos. Os afetos, normalmente, ficavam-se pelas palavras de cortesia, estendidas à família. Hoje, qual a rapariga que casa com um primo? Os jovens trocam mensagens codificadas no telemóvel,  fazem-se amizades nos chats e no msn.  No Facebook partilham-se fotos  com conhecidos e desconhecidos...
 
 
 

Os postais de Boas Festas de hoje são eletrónicos, apesar de haver quem resista à inovação e continue a enviar as Boas Festas pelo correio. O mesmo postal, com o mesmo texto, pode ser enviado, em simultâneo para todos os contatos que se possua no G-mail ou noutro servidor. Noutros tempos, a troca de mensagens demorava dias a chegar ao destinatário; agora, para enviar votos, mesmo distantes, vêmo-nos e ouvimo-nos em direto!
 
 
 
Os postais de Boas Festas são documentos que retratam uma época. Os de hoje são laicos, muitos deles mostram o Pai Natal e o pinheirinho enfeitado com bolas reluzentes. No tempo do nossos avós as Boas Festas tinham sempre motivos cristãos. Além de valores religiosos mostravam  ideologias, como o lema  do Estado Novo, no selo,  "Tudo pela nação". Pode-se comparar preços; este postal, com franquia, custou 0$75 escudos,  ou seja, setenta e cinco centavos. Em euros, essa quantia corresponde a menos de meio cêntimo!
 
 
 
 

1 comentário:

nmenes47yahoo.com disse...

Como eu gosto de ver e tambem recordar as coisas do passado,
e como reviver. Fazendo uma comparacao, Que diriam essas pessoas que se foram mesmo 50 anos atras? Nao e preciso ir mais longe. A tecnologia avancou a passos largos, como sera daqui por 50 anos? Em Portugal acho a diferenca maior como se vivia, e hoje dizem que Portugal esta mal!