segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

São Cornélio com Neve

Carnaval de branco

São Cornélio, tal como todas as aldeias do planalto da Bolideira, acordou de branco esta manhã, segunda-feira de Carnaval.


A neve  chegou à 17 horas e domingo e foi caindo, com mais ou menos intensidade, durante toda a noite.
 
 
O aumento da temperatura e o sol não retiraram brilho à paisagem, coberta de manto branco.
 

-Assim fico famoso, se me tira fotos!
Era menino, quando o conheci, numa nevada em 2009, altura em que fiz um vídeo, onde ele, como as estrelas, fez um brilharete. Agora já tem voz de rapaz e gostaria de ser famoso como o seu ídolo, Cristiano Ronaldo. E quem sabe se não vai  longe, noutra área? É muito inteligente, esperto, comunicativo  e empenhado nos estudos!
 
 


 
 

Alto da Bolideira, ao fundo


Fotografar, também serve  de pretexto para dois dedos de conversa com moradores que se conhecem de vista.
 

 
 
 

O meu recanto preferido de São Cornélio, onde não falho uma foto quando ando em "reportagem". O bucolismo e a vista sobre o veiga de Chaves atraem-me.
 



Igreja de São Cornélio
 

Por cima do lavadouro público.
 
 
Tenho três ovelhas, mais uma cordeira...
O senhor António é um homem que sempre vi bem disposto.   Vê-lo satisfeito, com a ovelha esfolada, traz-me à memória uma tradicional cantiga transmontana, de Miranda do Douro. 
 

Fonte de mergulho


 

Campanário da capela
 


 
Casas tradicionais, casas modernas...
 

Casas de todos os estilos e gostos, lado a lado, ao contrário de Argemil, onde o núcleo antigo foi preservado das novas edificações, localizadas no bairro das Poulinhas.




 

 
 
 

Sem comentários: