quinta-feira, 11 de abril de 2013

Barragem Cheia

Abril frio e molhado

Para quem sobe de Chaves para Travancas, pela estrada de Vila Verde da Raia, a freguesia começa por cima da barragem situada entre Mairos e São Cornélio, simbólica linha divisória entre a montanha e as culturas da vinha e da oliva.
 
 

Há mais de um mês que a barragem transborda, antevendo-se bom ano agrícola, em conformidade com o provérbio: Abril frio e molhado, enche o celeiro e farta o gado.
 

"Abril, águas mil", diz outro ditado popular. A terra, porém, não tem mais capacidade de absorção de água e o persistente tempo chuvoso e frio além de atrasar a floração, impede o início  da sementeira da batata. 
  
 
Bem diferente foi o inverno do ano passado. A barragem, devido à seca, em 6 de abril de 2012 ainda estava longe de ficar cheia. Em fins de março rezava-se para que chovesse... 
 

A obra, uma barragem de aterro com 20,5 metros de altura, pertencente à Junta de Agricultores de Mairos,  foi concluída em 1995. Atualmente, além da função de rega, tem uma área de lazer e uma zona de pesca.
 
 
Descarregador com capacidade para despejar milhares de litros de água por segundo.
 
 

Aqui não há risco de cheias porque a barragem não fica no leito de nenhum rio. Enche apenas com a água da chuva  e de algumas nascentes.
 
 
 
 Margens alagadas, bonitos cenários.

 
 
 

Sem comentários: