terça-feira, 9 de julho de 2013

Floração da Batata

Nas hortas da Capital da Batata

As batatas semeiam-se tarde, em abril. Mais cedo, não, para evitar que as geadas queimem os rebentos. Dois meses e meio depois começam a florir e em setembro faz-se o arranque.



 
 O verde da rama da batata e o branco da flor são um tonificante visual a quem percorre as ruas nesta altura.



Em Travancas, ao contrário de muitas aldeias, as hortas, de terras férteis,  intercalam-se com casas, especialmente nas ladeiras viradas para o anterior curso do rigueiro. Nos campos à volta do povo, este ano predomina a cor das searas de centeio.  O preço pago ao produtor é que determina em cada ano agrícola, se se deita mais centeio à terra ou mais batata.
 


Plantação de batatas  no quintal do Matias, para consumo doméstico. 



Bonita flor de batateira
 


 
 O trabalho de produtor de batata é árduo. Não bastam a rega e a monda....
 


É preciso cobrir as batatas com terra para que não fiquem sujeitas a apanhar luz solar.  A técnica é um saber que se transmite de geração em geração.   Nisso, o Tó Ribeiro é um mestre. Com o saber de experiência feito, ele ensina quando e como cobrir as batatas.



 É preciso estar atento ao aparecimento de pragas e espalhar atempadamente o veneno pela rama.
 
 

Comentando com o Isaac, residente em  Estrasburgo, mas a passar uma semana na terra, que era mais prático e barato comprar as batatas, para consumo, do que produzi-las, contrapôs-me ele, com evidente orgulho:  -mas as nossas, semedas por nós, sabem melhor!
 
 
 
 

1 comentário:

Eduardo Alves disse...

Estou de acordo com o Isac batatas como as de travancas ! Aqui em Bruxelas tento encontrar batatas boas ; mas como as minha terra nao encontro Um abraco isac e Um muito obricado ao sr que tirou as fotos