segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Boas Festas, dão-me os Reis?

Era assim...

...ganhavam-se,  davam-se e cantavam-se os Reis, a partir do dia 6 de janeiro, por terras do Alto Tâmega.
E havia sempre que dar. Tal como os Reis Magos presentearam o Menino, também às generosas gentes transmontanas não faltou nunca que deixar nas saquitas  humildes das crianças ganhadoras e cantadoras dos Reis -  castanhas, figos, nozes, chouriças...
Em terras raianas, tudo se confundia e misturava: a língua, as gentes, as tradições...
 
Como recordo com saudade aquele 25  de dezembro em que o Menino Jesus nos deixou a mim e à minha irmã um bilhete, dentro de um soquinho, com latinha amarela na biqueira!
Dizia mais ou mmenos isto: "Como a neve está muito alta, o Menino Jesus não pode viajar. Mas no dia de Reis vou a Arzádegos, levar os presentes aos meninos; passo por Travancas e deixo-vos os Reis."
Acreditámos piamente. Se a letra nem era igual à dos pais, não havia que duvidar!
No dia seis, lá estava a boneca de papelão, espanhola, claro, para a minha irmã, e uma caixa de galletas todas coloridas, para mim!

 Hoje, como então, apetece repetir:
"Boas Festas, darão-me os Reis?"


 Texto escrito por Mariana


Sem comentários: