segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Sabores de Travancas

Na Feira dos Sabores de Chaves

Foto picada da internet
A dona Conceição, esposa do senhor José Pinto, tal como em edições anteriores, representou Travancas na Feira dos Sabores de Chaves, realizada entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro.










Embora tenha mais visibilidade por participar nas feiras, a dona São não é a única a fazer fumeiro para venda. Tanto em Travancas como em Argemil, São Cornélio e Roriz há mais famílias que criam recos, matam e fazem fumeiro com o objetivo de complementar o rendimento do agregado familiar.



Entrevistada pela SIC na Feira dos Sabores, deu a conhecer aos telespectadores,  a excelência do fumeiro caseiro feito com carnes de reco criados num anexo da casa, à boa maneira transmontana.



O processo de cura das alheiras, chouriças,  sangueiras e salpicões é feito, como manda a tradição, no lareiros, paus pendurados por cima da lareira. As panelas de ferro continuam a ser usadas para aquecer água, fazer o caldo e cozer batatas para os porcos, ou não fosse Travancas a Capital da Batata!


 
As suas chouriças de cabaça são muito boas mas é o delicioso bucho que faz parte da ementa da ceia de Ano Novo, em minha casa, há vários anos!


O saber e o sabor da genuína gastronomia transmontana na Feira do Fumeiro de Chaves!



Sem comentários: