quinta-feira, 27 de março de 2014

Adeus Inverno, olá Primavera

O jacinto na mitologia

O jacinto e o narciso são bolbosas de jardim que florescem em março, na transição do inverno para a primavera.   Mitos gregos falam do simbolismo destas flores.


"Nascido em Esparta, Jacinto era um desses jovens eleitos dos deuses. Certo dia, Apolo, quando conduzia  sua carruagem na abóbada celeste, viu-o. Jacinto, além de admiravelmente belo e pleno de encanto, era também musculoso e forte como um pinheiro esbelto do Monte Olimpo. O deus percebeu que tinha encontrado, enfim, o companheiro perfeito, pronto a reunir-se a ele". 
Clicar aqui para ler a lenda completa.



Os dois amigos passaram a ir juntos à caça, à pesca, ao cume das montanhas contemplar em silêncio o espaço infinito...

"Um dia, quando jogavam, Apolo lançou o disco alto e longe. Jacinto correu adiante ansioso para medir a distância. Porém, o disco, puxado por Zéfiro, o  despeitado Vento Oeste, voou contra a fronte do jovem, derrubando-o ao solo.  Apolo correu, levantou-o nos braços, mas a cabeça do jovem tombou sem vida sobre os ombros do deus-sol". 



"Se eu pudesse morrer por ti, Jacinto!" Clamou Apolo. "Despojei-te da tua juventude. O sofrimento é teu, o crime é meu. Cantarei para ti sempre, ó amigo perfeito! Tu viverás eternamente como uma flor que aos corações dos homens falará da primavera e da juventude eterna".



"Enquanto falava, a seus pés brotava, das gotas de sangue, um cacho de flores azuis como o céu na primavera, embora pendessem as pétalas como se em estado de dor".



"Ainda hoje, quando o inverno chega  ao fim e o canto dos pássaros anuncia a primavera, encontramos os sinais do juramento de  Apolo, o deus-sol".

Esta história mitológica narra o amor homossexual entre Jacinto e Apolo ou  a idealização do companheirismo espiritual? Fica a pergunta para reflexão.




Sem comentários: