sexta-feira, 9 de maio de 2014

Plantação da Batata

Em Terras de Monforte semeia-se!
No Dia da Europa 

A época da plantação de batata, iniciada em abril, está a terminar! Porém, nas aldeias de montanha que pertenceram ao extinto concelho da Terra de Monforte de Rio Livre, o povo prefere falar em sementeira, apesar do tubérculo não ser semente.



Embora haja quem continue  a semear, com guinchas ou animais, hoje quase todo o processo de produção de batata é feito com maquinaria.


Neste campo  de Argemil as batatas são cobertas no momento em que são plantadas. Atrás do tratorista, sentados no semeador, de dois regos, vão duas pessoas que fazem o trabalho de deitar as batatas nos sulcos abertos pelo trator.








Mas, antes da plantação, a terra é lavrada e gradada com tratores, mesmo em pequenos linhares. As juntas de bois desapareceram há mais de trinta anos!


Tó Rribeiro a gradar a terra da cortinha.




Tipo de máquina mais recente que o trator. Habitualmente é usada para lavrar courelas onde um trator é grande demais para as manobras.  Em região de minifúndio é de grande valia na substituição do trabalho braçal

Senhor Delmar semeando batatas com arado de ferro, técnica que na Idade Média, aumentando a produtividade, revolucionou a agricultura europeia. Em Travancas, com a vaga de mecanização tardia, na segunda metade do século XX, dos animais de lavoura, só ficou esta mula, para pequenos trabalhos. 

A entre-ajuda, típica de comunidades agro-pastoris, não desapareceu por completo de Travancas de Monforte, onde a mula do senhor Fernando tanto cobre as suas batatas como as de vizinhos que lhe pedem o animal emprestado. 
A mais antiga das três técnicas de semear batatas, usada pelo senhor João, de Argemil, e por todos que  semeiam um balde delas.





Sulcos são abertos com uma guincha.


Depois deita-se o adubo  e as batatas nos regos. Umas duas semanas antes, a terra foi estrumada. .


Cobrindo as batatas. Ao fim de três semanas, quando começarem a brotar, espalha-se a terra com um ancinho, para matar as ervas enquanto a raíz não é funda.


A propósito do muito trabalho que dá a plantação e colheita da batata, fica, para reflexão, o apropriado provérbio bíblico, "Com o suor do teu rosto comerás o teu pão".  Génesis, 3:19.



1 comentário:

Armando Sena disse...

Na verdade, embora seja um tubérculo, o termo "semear" parece-me apropriado, até pela forma como se põe a batata na terra.
Uma bela sequência para a posteridade.
Abraço