domingo, 31 de agosto de 2014

Leilão do Senhor dos Aflitos

Pintor de Argemil pinta quadro do santo

Senhor dos Aflitos franzino, na cruz, coroado de espinhos  mas sem ar sofredor e corpo ensanguentado, como é representado no filme de Mel Gibson, a Paixão de Cristo, ou nas aterradoras pinturas e esculturas da Arte Barroca. Logo à tarde, o Cido leiloeiro vai perguntar "Quem dá mais?"



O quadro a leiloar faz parte de um conjunto de pinturas, expostas no bar da comissão de festas. Trata-se de uma première, a entrada da pintura no recinto do Senhor dos Aflitos.




O Luis Batista não quis representar um Cristo sofredor. Vê no Salvador  uma espécie de sem-abrigo português, dos nossos tempos; sem ar de  semita, de belas feições e com look moderno - cabelo comprido escadeado e pêra.  Enfim, um Cristo de rosto humano, mensageiro de paz.




Em alguns dos seus quadros mais recentes, como em "Noite calma no jardim", é visível a influência da pop art abstract, de Romero Brito, pintor brasileiro, em cuja obra o Luis admira as cores vivas e a alegria.  



Desempregado desde janeiro, a iniciativa de expor os quadros durante a festa, corre-lhe bem; Até sábado à noite, tinham sido vendidos dois. "Tenho pena de vender um quadro", confessa, explicando a forte ligação emocional  que o prende a cada pintura, ficando no entanto satisfeito, se percebe que o comprador  tratará a sua obra com carinho.




Olho de Horus, deus egípcio, amuleto protetor tatuado na mão do pintor. Para êle,  Horus - Deus do Sol ou Rá - representa liberdade, paz, harmonia.




Sem comentários: