quinta-feira, 27 de agosto de 2015

São Bartolomeu' 15

Procissão dá volta à igreja


São Bartolomeu,  patrono de Travancas


Este ano, o dia do santo,  a 24 de agosto,  foi festejado com a celebração, por três padres, de uma missa, seguida de procissão à volta da igreja matriz.


A fraca afluência à missa não terá justificado que a procissão percorresse as ruas da aldeia, parando, como aconteceu em anos anteriores, no largo de São Bartolomeu e diante do lar da terceira idade.


O jovem padre da paróquia de Cimo de Vila da Castanheira, um típico barrosão, tanto fisicamente como na maneira de falar, no seu bem estruturado sermão, lembrou que a festa religiosa deve prevalecer sobre a componente cultural, ideia que calou fundo em alguns dos presentes,  receosos de que os festejos laicos se sobreponham aos valores religiosos.



Não choveu no Dia de São Bartolomeu como aconteceu já tantas vezes mas a água apareceu no dia anterior, fazendo jus à tradição de por esta altura caírem as primeiras chuvas, prenunciadoras da mudança próxima de estação do ano.



 Arraial
 Grupo de concertinas de Carrazedo de Montenegro  ensaiando o som para o arraial.

O som e o repertório do conjunto  agradaram aos muitos emigrantes e habitantes de São Cornélio, Argemil e Travancas que se deslocaram  à praça de São Bartolomeu  para ver, ouvir e dançar as modas tocadas pelos  moços das concertinas.

O rebentamento dos foguetes às duas da manhã anunciou o findar de uma festa que vai ficar na memória dos que nela participaram.

Sem comentários: