domingo, 29 de novembro de 2015

Já há grelos!

                         Nos linhares e na cozinha


Com alheira ou bacalhau 
Bem amargos e verdinhos 
Bela batata e azeite
Sabem tão bem os grelinhos!
                                               
                                                 Mariana

 
Eles aí estão, os nabos temporões! Semeados em agosto,  desde há duas semanas que estão a ser colhidos, para regalo da gente raiota.


Enviados por familiares, emigrantes em França e nas cidades do litoral de Portugal também os saboreiam, matando saudades à gastronomia da terra.


Grelos, sinal de inverno à porta.


1 comentário:

Luís Fernandes disse...




“Bom Proβeito!”


“Digo-βos com franqueza: esta reportaige incheu-me d’inβeija!

Atão ‘indo onte eu me queixaβa das saudades que tenho de comer uns grelos e umas batatas, daí, da NOSSA TERRA ( a alheira inda há ali prá arca!), - bem até poderia ser com uma posta de bacalhau! - e , βá-se lá saber por que raio, βim aqui parar a este Blogue e dar cos’olhos neste estado de cousas, acompanhadas por uns βersos muito bem feitos, mas a meter-nos βeneno por quem anda bem consolado.
‘Stouqe o óβo é de pita pedrês, criada aí por uma dessas cortinhas e quinteiros!
Oh! Quem me dera ter um Inβerno desses aqui à porta!
Tamém βos digo que, proβàβelemente, ‘inda antes do Natal, deβo ir aí e andar por essas ALDEIAS a pedinchar (mesmo com a palaβra «o(€)uros»), um saquito de batatas, uma mancheia de grelos e uma couβe para a Consoada.
Tamém espero «descobrir» uma raba!
Claro que depois, «na cidade» tomarei de assalto os quartéis dos Pastéis e dos Folares!
E como por aqui a COSTA βERDE anda muito marela, nem um frasco de água salgada βos leβarei: a “Baía dos pórcos” continua muito suja!
Espero que me deixendes, ó menos, aquecer as mãos numa dessas (boas) lareiras: (prometo que não olho para cima! Mas se me cair um salpicão no toutiço digo logo que é meu!........).
Que βos preste!
M., 30 de Novº de 2015
Luís Henrique Fernandes