sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Praia de Segirei sen auga!

A culpa é da seca. Será?
 
Rio Mente, em Segirei, no ano passado
 
 
 
Praia de Segirei às moscas em agosto deste ano! Sob a ponte do Mente, a jusante do qual, brotam águas termais no leito, não passa nem uma gota. Sem caudal mínimo, exigido por lei, a morte do rio truteiro é certa.
 
 
Espaço idílico ao abandono. Nada de famílias ou grupos de amigos a fazer piqueniques, a banhar-se e  a dar vida a esta aprazível zona de recreio e lazer.


 
Neste verão, os residentes das aldeias raianas, portuguesas e galegas, turistas e emigrantes em férias,  tiveram que demandar outras paragens, incluindo as piscinas do Rebentão em Chaves.
 
 
 
 
 
 
Caudal da cascata do ribeiro da Cidadela, em Espanha, no verão passado
 
 
 
Foz do Ribeiro  da Cidadela ou de Fervença,  afluente do rio Mente, na Praia fluvial de Segirei, este verão A culpa é da seca, diz-se; e encolhem-se os ombros, em jeito de que não há nada a fazer..
 
 
 
 
Pero un poquito más arriba
Qué pasa!
Do outro lado da raia já não há seca?
 
Ponte sobre o Rio Mente. Na margem  esquerda fica O Seixo, aldeia do concelho de A Gudiña. Na margem direita fica a aldeia de Veiga do Seixo, pertencente ao Concelho de Riós.




Rio Mente em primeiro plano, na linha das árvores. A aldeia de Veiga de Seixo e estrada para Castrelo de Cima. A partir daqui até quase a chegar a Segirei o rio Mente demarca a fronteira. Na margem esquerda vê-se ainda  o caminho de Cisterna, Vinhais, até ao rio.
 
 
Rio Mente, em Espanha, a menos de 500 metros da fronteira com Portugal.
 
 
 
 "Piscina" da aldeia de O Seixo. O monte, ao fundo,  na margem esquerda,  é território português.
 




 
 
A auga do Rio Mente que nuestros hermanos deixam passar pela "piscina", para Veiga do Seixo e Portugal.
 
 
 Después de passar pela aldeia galega, com imensas terras de regadio, a auga reservada a Portugal fica reduzida a zero? Parece que sim!


Estará a água do  Rio Mente a ser desviada? Se sim, que entidade faz as derivações?
Estará o Parque Natural de Montesinho, em cuja área se situa a Praia Fluvial de Segirei, a fazer vista grossa ao que se está a passar?  Ou será o próprio Parque a fazer captações?
E a Junta de Freguesia de São Vicente da Raia que tem feito? Alertou as autoridades?



 


Ribeiro de Palheiros põe em causa a tese da seca
 
Água a correr no Rigueiro de Palheiros junto à ponte de São Vicente da Raia. Se a seca não secou este pequeno afluente do Mente, nascido aqui perto, no Vale Grande, como pode ela ter secado o Mente, rio de grande caudal?
 
 

Uma coisa é certa, a água do Mente só não vem de Espanha. Porque será?


 
 

Sem comentários: