terça-feira, 15 de setembro de 2009

Senhor dos Aflitos, Valei-me!









O domingo de 30 de Agosto de 2009, dia de festa de Nosso Senhor dos Aflitos, venerado na freguesia de Travancas, vai acompanhar-me pela vida fora, como um dia de grande tristeza, marcado pela morte do meu Pedro, filho amado, ainda o dia não tinha nascido, numa estrada algarvia.

Enquanto tirava fotografias à procissão, saída da igreja matriz para a capela do Senhor dos Aflitos, estava feliz. Em casa tinha dois casais amigos, convidados para a festa, e tinha cordeiro assado. Faltavam os meus filhos mas não era preocupante. O Pedro tinha-se ido embora na véspera do São Bartolomeu e deixara-me o linhar lavrado. A Teresinha estava no Egipto a transportar peregrinos muçulmanos para Meca mas viria depois do Ramadão. A triste notícia da morte do meu menino no acidente rodoviário chegou quando íamos almoçar. Para nós, a festa terminou abruptamente, naquele momento, abatidos pela tragédia.

No entanto a vida continua para quem cá fica e temos de saber ultrapassar-nos na dor. Agradeço as palavras de conforto de tanta gente, manifestando-nos as suas condolências; a quem acompanhou o meu Pedro até ao cemitério e a quem esteve presente na missa de sétimo dia na igreja de Travancas.
Muito obrigado a todos.

Todos os anos a procissão é abrilhantada por bonitos andores. São Bartolomeu e São Cornélio voltaram a sair este ano. Faltou o São Miguel de Argemil? Vá-se lá saber porquê!

Não fiz o levantamento de todos os andores. Imagens do Senhor dos Aflitos, este ano pareceu-me haver mais do que é habitual.





Banda Musical do Pontido,
Aldeia de Vila Pouca de Aguiar. A banda, fundada em 1765, é das mais antigas e prestigiadas de Portugal.
É uma pena que se tenha perdido a tradição de os músicos tomarem as refeições na casa das gentes de Travancas, São Cornélio e Argemil. O convívio integrava-os na comunidade e proporcionava relações de convivialidade que enriqueciam culturalmente músicos e anfitriões.


"Olha os irmãos da nossa confraria!Muito solenes nas opas vermelhas!Ninguém supôs que nesta aldeia havia tantos bigodes e tais sobrancelhas!" Antonio Lopes Ribeiro
As mulheres batem os homens a carregar andores floridos.Serão delas também a maior parte das promessas...



O pálio ou dossel, sustentado por seis varas, serve para cobrir, na procissão, como sinal de distinção e honra, o senhor padre Delmino.








"As procissões possuem um significado profundo. Simbolizam a caminhada de oração do Povo de Deus, em comunidade, rumo à Casa do Pai. Seguir uma procissão é seguir Cristo que também andou em procissão rumo ao calvário onde conquistou a salvação de toda a humanidade."



Andor de Nª Srª de Fátima

Procissão à volta da capela do Senhor dos Aflitos


Depois da missa, os andores são colocados dentro da capela



Preocupado em tirar fotografias não assisti à missa cantada com sermão. Fiquei sem perceber o que foi fazer a senhora ao retábulo, no momento em que a cerimónia religiosa ia começar.

Do programa festivo de Domingo fez parte o leilão de ofertas ao Senhor dos Aflitos, uma tarde dançante a cargo do Duo Ricardo Alves e Flávia, o arraial com o conjunto Jet7 Music e uma grande descarga de fogo de artifício com fogo preso.

Sem comentários: