quinta-feira, 25 de abril de 2019

Neva no 25 de Abril

Dia da Liberdade na neve

Fotografar casas cobertas de neve era possível em Travancas, até há 10 anos, quando havia grandes nevões. Agora, para ver tudo coberto de branco, é preciso ir à Serra do Larouco ou a Padornelo,  aldeia do outro lado da raia.  Mas, até quando?



Nevascou em Travancas no 25 de Abril, Dia da Liberdade, e no dia anterior, fazendo o coração saltar de regozijo.


A queda de neve e o manto branco proporcionam sempre um alegre desassossego, mesmo sendo poucochinha e de pouca dura...


... que não ofusca a tristeza por não haver nevadas  como outrora.


E o culpado da mudança não é a mãe Natureza  mas o próprio ser humano!


Nos campos lavrados do Vale Grande a neve também era escassa.



E em Padornelo, como seria? No dia 24 de abril travessei a fronteira, levando comigo os "flamenguinhos" A família estava cá a passar férias. Fui por Arçádegos e Vilardevós em direção à auto-estrada que passa na Sanábria. Havia muita neve na aldeia, situada a 1.300 metros de altitude, mais 400 m que em Travancas.



No dia seguinte, 25 de Abril, nevou de novo em  Travancas e não foi difícil convencer os pais dos flamenguinhos a irem todos brincar na neve a Padornelo.

A  aldeia, pertencente ao concello de Lubián, na Alta Sanábria, é de língua galega, onde não ouvimos dizer "no comprendo", mas está anexada desde o século XIX à província castelhana de Zamora.



E assim, a escorregar no tabogã e  a fazer boneco de neve, se passou o Dia da Liberdade  junto à Igrexa de San Xoán de Padornelo.


É a segunda vez que o feriado é passado a brincar na neve. A primeira, inesquecível, foi há mais de vinte anos, em Bergen, na Noruega, onde estava eu a menina que agora  é mãe.

A brincar com os gnomos trolls e a atirar-me bolas de neve passou-lhe a birra que durava desde Oslo. Linda quando sorri, estava reconciliada com o pai!



Como contraponto  à  beleza da aldeia de montanha, o manto branco esconde uma triste realidade demográfica comum aos dois lados da raia: o despovoamento!


Posto isto, alá para Travancas onde tamén dicíase auga e agora xa non 

 

Sem comentários: