quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Ainda há lavadeiras

Nas terras da raia 

Um filme francês, Les Lavandières du Portugal, realizado em 1957, para publicitar uma nova máquina de lavar roupa, retrata um Portugal rural, de lavadeiras do rio.  


Lavadeira do século XXI: Dona Conceição Preciosa
 


De fato, na  década de 50 do século XX, encontramos lavadeiras em todas as  localidades banhadas por ribeiros e rios, como em Chaves e Amarante, no Tâmega; em Vila Real, no Corgo; ou em Mirandela, no Tua, para apenas citar exemplos de lavadeiras deTrás-os-Montes..

 

No filme,  agentes de empresas concorrentes, procuram convencer uma lavadeira de rio para ir a Paris publicitar a lavagem da roupa numa moderna máquina de lavar.



Em Travancas, porém, aldeia sem eletricidade até aos anos 70 do século passado, as máquinas de lavar roupa só chegaram há menos de 50 anos.



Até então, a lavagem de roupa continuou a ser feita à mão. Em tempos mais recuados, numa poça  do Cavanco, em frente à Bica do Rigueiro.



 
Nos anos 70 do século XX, o rigueiro da Rua de Camões foi canalizado e a poça do Cavanco deixou de existir. A partir dessa altura  as lavadeiras passaram a lavar a roupa mais acima, no lavadouro, espaço de sociabilidade e de controle social,



No século  XXI, apesar de já haver água canalizada ao domicilio; apesar de estar generalizado  o uso de máquinas de lavar roupa, há mulheres raianas que não perdem hábitos ancestrais das  lavadeiras de rio  e continuem, esporadicamente, a lavar  no lavadouro público ou em tanques privativos porque na aldeia não há rio. 



Lavadeira de rio, transmontana

Povo que lavas no rio
Que talhas com o teu machado
As tábuas do meu caixão
Pode haver quem te defenda
Quem compre o teu chão sagrado
Mas a tua vida não 




Sem comentários: