Na paróquia de São Bartolomeu de Travancas
Desde há alguns anos que na Quinta-feira Santa, uma parte do povo de Deus, dá a volta à aldeia, percorrendo algumas ruas, para reviver o que foi, segundo os textos religiosos, a Paixão de Cristo pelas ruas de Jerusalém, carregando uma pesada cruz de madeira às costas, até ao Monte Calvário, também chamado Gólgota, para lá ser crucificado.
A Via Sacra, assim se chama a procissão, tem 14 estações, simbolizando diferentes cenas vividas por Jesus Cristo desde a sua condenação à morte. Pelo caminho simbólico do Calvário rezam-se Padre-Nossos e Ave-Marias. Faz-se uma paragem em cada estação, para leitura dos evangelhos e de outros textos religiosos, alusivos à cena de cada uma.
Na IV estação, na Bica do Rigueiro, o senhor Padre Delmino, entendeu por bem fazer uma alusão à fraternidade e à solidariedade, a propósito do texto escrito em latim, esculpido na pedra vertical do bebedouro. Esse texto "Unus pro omnibus, omnes pro uno" é a divisa do brasão da União de Freguesias de Travancas e Roriz que em português significa "Um por todos, todos por um".
Sem comentários:
Enviar um comentário