domingo, 13 de março de 2011

Censos 2011 em Travancas

Quantos somos?


Censo e recenseamento são palavras que significam contagem. No caso dos censos 2011, a contagem é feita para sabermos quantos somos, como somos, onde vivemos e como vivemos.



A contagem da população é útil ao governo para distribuir,  por exemplo,  as verbas do orçamento do Estado, destinadas aos municípios e é necessária para se determinar o número de vereadores nas Assembleias de Freguesia.
Empresas, sindicatos, investigadores sociais e outras entidades, por diferentes razões, também fazem uso das estatísticas demográficas obtidas nos censos.

A ideia de contar a população é antiga. No Império Romano faziam-se censos para facilitar a cobrança de impostos aos povos dominados pelos romanos e os evangelhos referem que Jesus nasceu quando a família se encontrava em  Belém, para um desses recenseamentos.

Em Portugal, os censos, feitos de acordo com as normas internacionais, datam de 1864. Realizam-se de dez em dez anos, em data similar à de outros países, para permitir comparações internacionais fiáveis.  A operação "Censos 2011"  engloba o XV recenseamento geral da população portuguesa e o V censo geral da habitação.


De 7 a 20 de março os recenseadores, devidamente identificados pelo INE - Instituto Nacional de Estatística,  vão a nossas casas entregar os questionários, para preenchermos no dia 21. Desse dia em diante começa a recolha. De 21 de março até 10 de Abril, o inquérito dos censos também pode ser preenchido através da internet. Ver http://www.censos2011.ine.pt/. Em caso de dúvida, contatar a linha de apoio dos Censos (800 22 2011 - chamada gratuita).


Na freguesia de Travancas a recenseadora é a Maria José, filha do senhor António Ribeiro. O coordenador é o José Alberto Batista, filho do presidente da Junta de Freguesia.


Os dois, o Beto e a Zeza, vão fazer os censos da população e da habitação nas três aldeias da freguesia: Argemil, São Cornélio e Travancas.



Espero que ambos tenham a colaboração de todos, como eu tive na área onde residia, nos censos de 1981 e 1991.




3 comentários:

Conceição disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Conceição disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Conceição disse...

Sou filha da falecida Ester.Acabei de ver a foto da minha prima Maria José.Se alguem tiver contato com ela ou um e-mail pedir para ela me adicionar no meu e-mail
adi-mis@hotmail.com
Fiquei Feliz em ve-la
Obrigada!