Flashes da procissão
No último domingo, 11 de maio de 2014, teve lugar em Argemil, a tradicional festa em honra de São Miguel, patrono da aldeia.
A saída da procissão, como é costume, partiu da capela de São Miguel, percorreu algumas ruas do casco velho e seguiu pela estrada até à igreja paroquial.
Passagem por um batatal em adiantada fase de crscimento, para a época.
Esperando pela procissão.
Este ano pareceu-me que foi menos participada. O dia, no entanto, estava ensolarado, bom para as pessoas sairem de casa.
A caminho da missa
Chegada à igreja
Para o senhor Celestino, a festa, em casa, incluiu frango assado no forno do povo.
"Há uma festa mais perto de si, hoje, em Argemil!", atirou-me a palavra, surpreendendo-me, este desconhecido senhor de Tronco, quando eu, entretido, tirava fotos à Festa do Morango, em São Pedro Velho, Mirandela. Despedimo-nos, até ao arraial!
Quando voltei a Argemil, às 19h30, o conjunto tinha acabado de tocar, para o intervalo do jantar. No entanto, mesmo sem músicos em palco, havia quem continuasse a bailar.
A Banda Musical de Candedo, Vinhais, acompanhou a procissão e tocou à tarde mas não me deixou saudades, como a Banda Musical de Terroso! Como não fui ao arraial, a partir das 22h30, o Dia de São Miguel, para mim, restringiu-se à procissão.
Festa boa, para os festeiros!
Sem comentários:
Enviar um comentário