quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Boas Festas´20

Apesar da pandemia

O senhor padre Delmino continua  internado na Unidade de  Cuidados  Intensivos de Vila Real. mas a Covid-19 já está entre nós. sem no entanto ter  ainda causado baixas mortais a utentes  e funcionários do Lar Nosso Senhor dos Aflitos.

O  perigo de contágio é maior. Maior também é a insegurança porque quem contata com infetados  deve ficar de quarentena em casa. Será que há fiscalização? A falta de informação oficial e o secretismo levam à desinformação e ao medo.

 


Chaves, de repente, pelo número elevado de infetados, relativamente à população concelhia, entrou para o top dos concelhos de maior risco de contágio.


Apesar das limitações à circulação decorrentes da pandemia, a Câmara, como forma de revitalizar o comércio, apostou na iluminação pública de Natal, bonita, por sinal, mas infelizmente,  sem  qualquer elemento decorativo alusivo à festa cristã do nascimento de Jesus.

Abolir a simbologia religiosa da festa natalícia é despojar  o Natal  da sua essência, reduzindo-o a uma  Festa da Família,  pagã, consumista  e multiculturalista.


Não sendo por esquecimento que anjinhos ou estrelas não integram a iluminação de Natal, terá sido uma opção sociologicamente  desajustada da população, maioritariamente  cristã. 

Com esta decisão a CMC dá força a uma corrente laica e minoritária, de descristianização do espaço público. 

 
Por tal lógica,  in extremis, até o nome de algumas localidades, como São Cornélio, no futuro poderá vir a ser questionado, em nome do multiculturalismo ou invocando-se o principio da laicidade, da separação entre Igreja e Estado.


Outro entendimento, diferente do de Chaves, tiveram algumas Juntas de Freguesia vizinhas de Travancas e Roriz. É o caso de Curral de Vacas - Santo António de Monforte, como é oficialmente designada a localidade. 

Na sua sala de visitas e praça principal, a autarquia apostou  na iluminação com elementos decorativos alusivos  às raízes cristãs da Festa de Natal. 

Há um reforço dos laços identitários porque a maioria se revê nos símbolos decorativos.


Mairos seguiu  o mesmo exemplo da sua freguesia vizinha, de desejar as Boas Festas a quem passa na rua  paralela à igreja.


No exterior da igreja matriz, foi montado um grande e bonito presépio, iluminado à noite.



E a Junta de Freguesia da União de Travancas e Roriz o que fez? Pode ser que esteja enganado mas não vi qualquer iluminação em Argemil, São Cornélio ou Travancas a desejar Boas Festas.  

A pouca iluminação de Natal existente é feita por cidadãos em suas habitações e por cristãos nas igrejas da paróquia. 



Presépio e árvore de Natal na igreja de São Cornélio.




Sem comentários: