sexta-feira, 9 de abril de 2021

Aniversário do Abade de Baçal

Pároco de Mairos e Travancas
Pai da Nação Trasmontana”

  Fundador da capela do Senhor dos Aflitos em 1893
Se fosse vivo faria hoje 156 anos

Francisco Manuel Alves, nome do abade, nasceu em  Baçal, aldeia de Bragança, em 9 de Abril de 1865. Faleceu  com 82 anos, na sua terra natal, em 13 de novembro de 1947.
 
O bispo de Bragança nomeou-o  pároco encomendado de Mairos em 7 de Dezembro de 1889, reitor em 11 de Fevereiro de 1893 e em 16 de agosto de 1895 foi nomeado  para  Baçal, paróquia de que tomou  posse em 26 de junho de 1896.
 
 
Casa em Mairos onde, entre 1890 e 1896, viveu o sacerdote.Dom José, por portaria de 5 de Maio de 1890, anexou-lhe a paróquia de Travancas, desprovida de padre, devido a doença  e falecimento de José Manuel Fernandes. 

Nota:
Travancas, como todas as freguesias  de Monforte de Rio Livre, concelho extinto em 1853, estiveram sob jurisdição eclesiástica da diocese de Miranda e Bragança até 1922, ano em que passaram para a de Vila Real, diocese criada nesta data.
 
 
 

José Manuel Alves, quando foi enviado  para as Terras de Monforte era um jovem de 24  anos no início da vida sacerdotal. Veio como padre e aqui nasceu para a História, para a investigação do passado na biblioteca de Chaves.

A obra que o celebrizou "Memórias Histórico-Arqueológicas  do Distrito de Bragança", em doze volumes, inclui as freguesias desanexadas de Bragança em 1922.

Em 9 de abril de 1935, quando celebrava 70 anos, a diocese elevou-o à dignidade de abade - título honorifico - devido aos seus "profundos estudos históricos e proficientes investigações arqueológicas".



Graças às  suas Memórias e aos livros de registo paroquial, sabe-se que o Abade de Baçal, além de Mairos, também foi pároco de Travancas.
Sabe-se, igualmente, que  capela   de Nosso Senhor dos Aflitos, centro de grande romaria no último Domingo de Agosto, foi mandada  edificar por ele em 1893 - A profundis - de raiz, numas ruínas romanas do termo de Travancas.
É provável no entanto que a capela, situada numa encruzilhada de caminhos,  só tenha ficado concluída no início do século XX, quando já não era  sacerdote da paróquia.



Porque não homenagear tão ilustre personalidade? As duas Juntas de Freguesia acolheram bem a iniciativa, dando o seu aval, a que o Caminho Velho entre Travancas e Mairos passasse a  chamar-se Caminho do Abade de  Baçal
Está feito, as placas toponímicas encontram-se à saída das  duas aldeias. Logo que  possa faço uma postagem sobre o panorâmico caminho, carregado de história.


Em harmonia com  a Natureza


Aos 80 anos,  dois anos antes  de morrer, o erudito "Pai da nação trasmontana" escreveu:
 
Tenho vida ativa pois, além do muito que estudo  e leio, trato, por distração, das hortas, sachando-as, mondando, regando, estacando as vinhas, podando, e de outro pequenos serviços - plantação e  limpa, enxertia, viveiros de árvores, etc., etc., não esquecendo as flores, de que  muito gosto.

Maravilhoso abade!



Sem comentários: