quinta-feira, 8 de julho de 2021

À Memória do Abade de Baçal

 Fundador  da capela do Senhor dos Aflitos


Patrocinador da homenagem ao Abade de Baçal e presidente da Câmara Municipal de Chaves a inaugurar o monumento, dia 4 de julho de 2021.

O memorial está  situado no  espaço contíguo à capela do Senhor dos Aflitos, edificada pelo abade em 1893, em umas ruínas romanas do termo de Travancas, quando o então jovem padre iniciava a sua vida pastoral nas paróquias de Mairos e Travancas.


 IN MEMORIAM

A pirâmide quadrangular no topo do monumento evoca os obeliscos erigidos no Antigo Egipto à memória de Rá, deus solar. O ponto negro, similar no seu significado ao Olho de Horus, pretende simbolizar Aquele que tudo vê, Geómetra do universo.

 

 

Dr. Nuno Vaz Ribeiro e Dr. Alípio de Mairos, historiador e ex-padre, assistindo à bênção do monumento pelo senhor padre Delmino Fontoura. 



Se a gente de Mairos tem viva a ligação do Abade de Baçal à aldeia, em Travancas ignorava-se que ele tivesse sido pároco da freguesia e nada se sabia sobre a origem da capela do Senhor dos Aflitos.

 

 

O painel de azulejos no lado Sul do monumento ilustra a capela atual, sob um galero, chapéu heráldico dos abades, com asa larga e cordões, terminados em borlas, caídos sobre o peito.
 


Dois dias antes da Eucaristia, a zeladora de Argemil limpou a capela e, na véspera da inauguração, duas senhoras de Travancas substituíram as flores de plástico por flores naturais, deixando o altar-mor enfeitado como se fosse para o dia de festa do patrono.


Na Eucaristia, o civismo da população foi patente no respeito pelo distanciamento social e no uso generalizado de máscara a tapar a boca e o nariz.



Marido da Dona Claudina à porta do forno a lenha.

A festa em honra do Abade de Baçal terminou com um convívio, organizado pelos presidentes das juntas de freguesia de Mairos e Travancas, em colaboração com o Carlos, um dos mordomos da festa do Senhor dos Aflitos.
 
Além de dois cordeiros e dois leitões assados, pão e bebidas, algumas famílias também se associaram ao convívio em apoio financeiro, oferta de bolos e prestação voluntária de trabalho.
 

 
Nem todos que estiveram na cerimónia de inauguração do monumento ficaram para o convívio, receosos de ficarem contagiados pela Covid-19.

Não foi o caso do senhor "Ramboia", de Vilarelho da Raia, festeiro de cepa velha que, acompanhado por familiar de Argemil, esteve bem disposto nos comes-e-bebes. Aos 91 anos ouve bem, não usa óculos,  vive só e goza de boa saúde!



Com a oferta do obelisco, o professor Adriano Pereira, casado na capela do Senhor dos Aflitos e admirador da Abade de Baçal, tirou do limbo do esquecimento uma página do passado da Paróquia de São Bartolomeu de Travancas.  

O emblemático Memorial com ajardinamento do espaço envolvente, vai ficar para a posteridade, atestando que o ilustre abade é património imaterial da freguesia, reconhecido e acarinhado pela sua gente.

Em 2020, a colocação de placas toponímicas a indicar o Caminho do Abade de Baçal, caminho velho que unia Travancas e Mairos, foi o primeiro passo da recuperação da ligação simbólica das duas aldeias ao pai cultural da nação transmontana.

 De mãos dadas, sem protagonismos estéreis, Mairos e Travancas, pela homenagem conjunta ao Abade de Baçal, são exemplo de que a união faz a força do todo e a todos dignifica.

 

NOTÍCIA DA INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL NA IMPRENSA

1 - Jornal Voz de Chaves, edição on line Diario Atual.

https://diarioatual.com/inaugurado-monumento-em-travancas-a-memoria-do-abade-de-bacal/#prettyPhoto

2 - Jornal Voz de Trás-os-Montes

https://www.avozdetrasosmontes.pt/inaugurado-memorial-ao-abade-de-bacal-em-travancas/



Sem comentários: