segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Memória da escola velha

Retrato da escola de antigamente

Foto tirada na escola velha de Travancas,  na década de 70 do século XX e arquivada no Ministério da Educação.

Comparações....

Hoje, a escola nova, construída no pós 25 de Abril, está fechada por falta de alunos. Todavia, há  mais de 40  anos, na escola velha, demolida, numa única sala, dezenas de crianças estudavam juntas, da primeira à quarta classe, em condições de aprendizagem pedagógica deficientes.

Ainda  não havia escolas em Argemil e São Cornélio. As crianças da freguesia estudavam todas  na escola velha de Travancas. As escolas primárias,  entretanto construídas em São Cornélio e Argemil, também foram encerradas por falta de alunos.

Quem são os alunos da foto? 

Alguém os identifica?


4 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde senhor Adriano, essa fotografia deveria ser tido tirada na década ‘70. Eu andei nessa escola com 6 seis anos de idade, e no ano a seguir a nova escola foi aberta se não me engano.
Os únicos que reconheci são o Américo (Meco), Otelinda, Carlos (Chorrinha) e Toninho.


Dinis Melo (filho de Otilio e Brígida Melo)

PEREYRA disse...

Olá senhor Dinis

Obrigado pelo seu comentário, chamando a minha atenção para a data da foto - erro já corrigido - e contributo para identificação de alguns dos alunos. Saudações raianas.

Anónimo disse...

Olá essa fotografia deve ter sido tirada em 1974 ou 75 eu estou nessa foto obrigado grande abraço

PEREYRA disse...

Caro "Anónimo", faz sentido que a foto arquivada no Ministério da Educação seja de 1975.
Em janeiro desse ano, a 5ª Divisão do Exército, criada no II Governo Provisório, levou a cabo em terras transmontanas, incluindo em Travanncas, a Operação Nortada, campanha militar de Dinamização Cultural e Cívica, para atuar junto das populações mais isoladas, ajudando-as na criação de infraestruturas locais e dar-lhes a conhecer, em sessões de esclarecimento, o objetivo do Programa do MFA. Obrigado pela sua achega.