segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Susto ao amanhecer


Sino a rebate acorda aldeia


É fogo! É fogo!
Travancas dormia, a descansar do arraial do Senhor dos Aflitos, quando o sino da igreja paroquial, tocando a rebate, tirou da cama, sobressaltadas, as gentes da terra.



Foi tudo a correr, alguns, aos gritos, na direção de onde se avistava o fumo. As mulheres, na primeira linha, carregam baldes de água para apagar as labaredas.  Vivem-se momentos de grande tensão e medo. Invoca-se o Senhor dos Aflitos.



Numa onda espontânea, de solidariedade entre vizinhos, todos saem de casa com uma ferramenta para ajudar no combate ao incêncio.



Os mais destemidos lutam sem tréguas contra o fogo, para salvar bens, animais e pessoas.



A população foi apoiada, posteriormente, pelos bombeiros de Chaves, destacados em dois carros de combate.



Às sete da manhã já o fogo estava sob controle.  Alguns começaram a regressar a suas casas, aliviados.


Agentes da Guarda Nacional Republicana tomaram conta da ocorrência e um trator fez regos no restolho para evitar a propagação do incêncio, caso se reacendesse.




Arderam os fardos do senhor Eduardo, cerca de duzentos, e duas árvores em criação, ao lado do seu armazém e da sua casa.



Os danos materiais poderiam ter ser sido maiores, se o alarme não tivesse sido dado no início do incêndio  e o povo não tivesse acorrido, com prontidão e eficácia.



Consta que um guarda de Argemil, regressando do trabalho, viu o fogo e terá alertado um vizinho do senhor Eduardo, que dormia profundamente.




De manhã, não se sabia ainda a origem do incêndio. Presumia-se que não estivesse relacionado com o fogo de artifício do Senhor dos Aflitos. Terá começado a arder, primeiro, o monte de lenha ao lado dos fardos, aventando-se a hipótese de ter sido alguém a largar no local uma ponta de cigarro acesa.



Regando as couves, plantadas dias antes, com as folhas crestadas pelo calor das chamas.



Desde os primórdios da humanidade que o fogo, fonte de luz e calor, é considerado um símbolo sagrado e temido pelo seu poder destrutivo.  O susto que causou em Travancas passou; na memória ficam momentos de angústia.



Sem comentários: