sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Eclipse da super lua

Raro eclipse lunar total visível na Raia

No dia 27 de setembro, desde as 20h até às 5h da manhã do dia seguinte, entretive-me a observar a Lua Cheia, à espera do eclipse total da lua, obscurecida pela sombra da Terra. 

A mesma curiosidade que tive há muitos anos, quando o meu Pedro e eu fomos deitar-nos numas cadeiras de praia, no alto da Roçada, para vermos uma chuva de meteoritos. 



A ocorrência de super Lua em simultâneo  com um eclipse total da Lua era um acontecimento astronómico que não ocorria desde 1982, despertando, por isso,  muita curiosidade. 



A super lua é quando a lua, nova ou  cheia, está mais próxima da Terra, parecendo até 14%  maior e 30% mais brilhante.  Parece maior no nascimento, quando está baixa, próxima do horizonte do observador. Isso ocorreu às 19h10'. Quando sobe, atingindo o zénite, ponto mais alto na abóbada celeste, já não parece tão grande nem tão avermelhada.


Apesar de ter ficado acordado até de madrugada, as fotos apresentadas, tiradas antes da meia-noite, não mostram o eclipse lunar porque  fiquei sem bateria na máquina fotográfica. 

A Lua só começou a ficar na sombra a partir da 1h10' da manhã, ocorrendo o apogeu do eclipse às 3h47'. Continuou porém visível, apesar de ter ficado totalmente na sombra. Terminado o eclipse lunar total às 4h24', a Lua começou progressivamente a  sair da sombra projetada pelo Planeta Azul, situado, numa linha horizontal, entre o Sol e o seu satélite.


Atenção, a próxima super Lua,  em simultâneo com eclipse total da Lua, voltará a ocorrer em 2033!




Sem comentários: