25 de Dezembro - Igreja Matriz
Neste 25 de Dezembro fiz-me à estrada para assistir à Missa de Natal, às 18 horas, na igreja matriz de Santa Maria Maior. O espírito natalício e a espiritualidade que se entranham em mim recompensam-me pelos 500 km percorridos.
Finda a Eucaristia subi à montanha, coberta por nevoeiro cerrado. A chegada ao Reino Maravilhoso, terra mater, é sempre emotiva. Coração forte, porém, resiste!
Nave central e duas laterais, separadas por grandes colunas graníticas cilíndricas e unidas por arcos de volta.
A igreja matriz, devido a obras realizadas no reinado de D. João III, século XVI, possui arquitectura românica, gótica e renascentista de influência italiana.
Órgão de tubos, magnífico, de talha verde, vermelho e dourado, construído em 1766 e 1873 e restaurado em 2005. Será que funciona?
Arquitectura gótica - Abóbada de nervuras, apoiada em mísulas.
Nos anos 40 do século XX , as obras de restauro retiraram o reboco das paredes, tornando o interior mais sombrio, austero e sóbrio mas fiel ao estilo original, da Idade Média. Um belo templo para meditação!
"Preparai o Caminho do Senhor"
Na penumbra do templo, sem telemóveis e isolado do mundo exterior fico em silêncio e contemplação, em verdadeira paz ...
Presépio. É Natal, nasceu o Salvador
Altar lateral - Jesus, segura uma cruz na mão direita e São José lhe dá a mão na outra.
Beijo ao Menino no fim da missa, um velho costume. A mole humana que enche a igreja de Santa Maria Maior irmanada no amor ao próximo.
Saio da igreja reconfortado pelo espírito natalício. Travancas espera por mim!
Sem comentários:
Enviar um comentário