quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Aqui não passa

Confinamento encerra fronteira pela segunda vez

Estrada entre Travancas e Arzádegos cortada ao trânsito entre 31 de janeiro a 16 de março.
 
 
 
No confinamento de há um ano houve condutores que contornaram pela direita a viga de cimento colocada na linha da fronteira. Desta vez, porém, a CMC, apoiada pela GNR, para impedir a circulação  de veículos entre as duas aldeias raianas, colocou duas vigas!
 
 
 
Resta averiguar se uma via alternativa, a estrada de Mairos até aos aerogeradores (Portugal) e à Cota  (Espanha),  continua a ser usada para contornar a proibição de circular entre os dois países. 




Mas o confinamento, resultante do estado de emergência,  não se limita ao fecho das fronteiras terrestres.  Na União das Freguesias de Travancas e Roriz, o encerramento dos cafés e a suspensão das missas nas igrejas são uma realidade bem visível.
 
 
 
Em Janeiro, Portugal andou nas bocas do mundo por ser o país com maior taxa de infeções por 100.000 habitantes. Muitos portugueses sentiram-se envergonhados ao verem imagens de dezenas de ambulâncias à espera de vez, para atendimento de doentes nos hospitais.




 
Felizmente a situação está revertida no país e no concelho de Chaves. 
Na freguesia, utentes e funcionários do lar já tomaram a segunda dose da vacina contra a COVID-19 e os maiores de 80 anos começaram a ser vacinados. Um casal de Travancas, infetado por familiares residentes noutra zona, está em casa a recuperar e o senhor Padre Delmino saiu do Hospital e dá pequenos passeios por Mairos.
 
Oxalá a pandemia  fique controlada com a vacinação em curso.




Sem comentários: