sábado, 16 de abril de 2022

Folar Transmontano

 Folar tradicional da Páscoa

O folar da Páscoa, doce ou salgado, é uma tradição que, nesta quadra festiva, se mantém viva em todas as regiões de Portugal.

 


O folar salgado, o mais tradicional, em Trás-os-Montes, é feito com farinha, ovos, fermento, massa leveda, azeite, manteiga, sal,  água. Dentro, leva carnes de porco: presunto, salpicão, chouriços e toucinho.  Por estar tão enraizado nas gentes transmontanas, o folar é um símbolo da sua identidade cultural. 

 

 

Antigamente, no Domingo de Páscoa, era costume as madrinhas oferecerem um folar aos seus afilhados. Há quem diga que a origem do bolo está  ligada  à amizade e à reconciliação.


Com o envelhecimento da população, e quando a força vai faltando nos braços, em Travancas, Argemil e São Cornélio, encomenda-se o folar ao padeiro de Tronco, de Vidago, ao João Padeiro, etc.   E assim, as panificadoras vão substituindo-se, aos poucos, no fabrico dos folares caseiros.


Durante a pandemia da Covid-19  houve panificadoras da região que, apoiadas pelas câmaras municipais de Chaves e Valpaços, através de plataformas de vendas na internet, alargaram o mercado consumidor, levando o folar transmontano, com certificado de origem, a todo o país. 



Coma  folar e tenha Boa Páscoa!



Sem comentários: