sábado, 13 de agosto de 2022

Festa de São Cornélio ´22

Reco assado para todos

São Cornélio, depois de há alguns anos ter mudado a data da festa do padroeiro da aldeia para o mês de agosto, seguindo as pisadas de outras localidades próximas e contrariando a doutrina católica de se comemorar um santo no dia da sua morte,  introduziu nos festejos laicos a prática de brindar os participantes com sandes de reco assado na brasa.


A prática, iniciada antes da pandemia do Covid-19, foi retomada com o fim da restrições governamentais que visavam evitar a propagação de contágios. A festa foi alargada para dois dias, ficando o domingo reservado, como habitualmente, para a procissão e o arraial.

 
 

O objetivo da Comissão de Festas é a obtenção de receita que ajude a cobrir os custos de contratação de banda musical e artistas de variedades, entre outras despesas. 

A participação no ágape do reco assado é livre, franqueada a moradores e visitantes. Sandes grátis, consumo de bebida sujeito a pagamento de 1€ euro.


No local encontrei amigos de São Cornélio, Argemil e Travancas, em amena cavaqueira,  quase como num convívio familiar onde todos se conhecem Convidado a saborear no pão o reco assado no espeto, aceitei sem hesitar, não tivesse ido lá para petiscar um cibo de porco e beber uma imperial, além de fazer a cobertura fotográfica  do evento.


Como fosse perto da hora de jantar, voltei para Travancas, despedindo-me de amigos e vizinhos e desejando-lhes continuação de boa convivialidade.



1 comentário:

Anónimo disse...

Onde se situa a matança do porco.