Vitória da lista do Partido Socialista
Rogério Paulo Maldonado Pinto
É o novo presidente da União de Freguesias de Travancas e Roriz
PS mantém maioria absoluta na Assembleia de Freguesia
Quatro vereadores em sete
PSD fica com dois mandatos e o grupo de independentes, um.
Furto de boletins de voto em Roriz
O furto dos boletins de voto, no interior da sede da junta de freguesia de Roriz, por arrombamento, durante a noite, atrasou a votação na mesa de voto da aldeia, até à chegada de novo envelope com os documentos.
O PS, de Rogério Pinto, ganhou por maioria relativa, ficando longe dos 59,53% obtidos pelo Gustavo em 2009. No entanto, o novo líder local fez boa estreia política, tendo conseguido que eleitores votantes de outras forças partidárias para a Câmara municipal, votassem em si para a Junta de Freguesia e, na Assembleia da União de Freguesias, manteve a maioria absoluta. Em 2009 o PS dispunha de 9 mandatos (4 em Travancas, 5 em Roriz). Em 2013, em 7 mandatos possíveis os socialistas têm quatro.
A lista do PSD, liderada por Filipe Pinto, foi a mais penalizada, sofrendo, duplamente, com a diminuição de eleitores e a transferência de voto para o grupo de independentes. Manteve o segundo lugar mas apenas por dois votos. Na Assembleia de Freguesia passou de 5 vereadores (3 em Travancas, 2 em Roriz) para dois mandatos.
A lista de independentes, liderada por Modesto Teixeira, foi a lufada de ar fresco nestas autárquicas, mas o apelo aos descontentes, para mudarem de voto, teve moderada aceitação, não bastando para alterar o mapa político da freguesia. O movimento de cidadãos independentes morre aqui ou continua?
Resta uma palavra para a votação no PCP-PEV, coligação formada pelo Partido Comunista Português e Partido Ecologista Os Verdes. Apesar de não apresentar cartazes, houve 17 eleitores que votaram na lista dos comunistas e ecologistas. Embora seja uma votação pequena, representando 4,51% dos sufrágios válidos, não deixa de ser significativo que, partindo de 9 votos em 2009, quase tenha duplicado a votação em 2013.
Na União de Freguesias de Travancas e Roriz não houve mais forças políticas a concorrer para a Assembleia de Freguesia.
2 comentários:
Em primeiro lugar eu quero felicitar o meu primo Paulo Pinto, depois de tudo continua na nossa familia essa funcao de Presidente da Junta, Mas tambem tenho muita pena pelo Gustavo nao poder continuar e mais pela falta de saude. Pois Segundo me consta ele e muito querido por muita gente. Desejo que se melhore. Um abraco grande para todos.
depois de o tribunal conferir os resultados eleitorais da junta de freguesia de Travancas/ Roriz, o MAI ficou em segundo lugar com 82 votos, que foram os que foram esco
rtinados no dia das eleições mas por vigarice na Camara deram mais um voto ao PSD e retiraram cinco ao MAI pelo que o Modesto teve que requerer ao Tribunal a recontagem e é sim para continuar
Enviar um comentário