Festa da Senhora das Graças
A festa religiosa, em honra de Nossa Senhora das Graças, em Chaves, já é uma referência no calendário da cidade, no final do verão. Este ano realizou-se no passado domingo, 15 de setembro.
À missa campal, no Jardim Público, seguiu-se uma grandiosa procissão, na qual tomaaram parte andores das freguesias do concelho.
A festa é da cidade mas, na prática, é de toda a região porque nela participam, além das freguesias, com seus andores e paroquianos, os escuteiros e militares.
Andor de Nossa Senhora das Brotas, uma presença incontornável.
A freguesia de Cela evidenciou-se por ter uma delegação numerosa que se fez acompanhar do Grupo Recreativo e Cultural da terra.
Travancas fez-se representar por São Bartolomeu mas já houve anos em que também estiveram na procissão os andores de São Miguel e São Cornélio.
São Bartolomeu é o orago da freguesia, mas há quem entenda, numa nova interpretação da realidade, que é o Senhor dos Aflitos. O apóstolo, filho de Tolomeu, apenas seria patrono da aldeia, cabeça de paróquia; de Argemil, seria São Miguel e São Cornélio, o padroeiro da aldeia com o seu nome.
Quem é que também esteve na procissão? A Dona Ana Maria, de Paradela, a carregar o andor de Nossa Senhora das Neves!
A procissão terminou no Largo do Município.
Frontaria da Igreja da Misericórdia, de onde o bispo de Vila Real, Dom Amândio, deu a bênção aos fieis.
A festa, de fervor religioso, terminou em vibração bairrista, com a multidão a cantar, em uníssimo, o hino de Chaves.
Cidade linda
Deste nosso Portugal
Foi um fim bonito!
Seguem-se fotos de Chaves em dia festa
Na Madalena, antes da procissão
Roubaram a cabeça de bronze ao homem!
"Vamos aparecer na TVI" repetiam, em voz alta, enquanto eu me entretinha a regular a máquina, apontada para o edifício.
Não conhecia as donas Elsa, Raquel e Adelaide - de São Cornélio, Paradela ou França? . mas, a da direita, disse-me que via sempre Travancas da Raia... as nevadas em São Cornélio... e que gostava! "Nos meta lá dentro!" Já está! Um abraço às três, onde quer que estejam!
O regresso a casa
Até para o ano, se Deus quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário