Na Feira dos Sabores de Chaves
A dona Conceição, esposa do senhor José Pinto, tal como em edições anteriores, representou Travancas na Feira dos Sabores de Chaves, realizada entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro.
Embora tenha mais visibilidade por participar nas feiras, a dona São não é a única a fazer fumeiro para venda. Tanto em Travancas como em Argemil, São Cornélio e Roriz há mais famílias que criam recos, matam e fazem fumeiro com o objetivo de complementar o rendimento do agregado familiar.
Entrevistada pela SIC na Feira dos Sabores, deu a conhecer aos telespectadores, a excelência do fumeiro caseiro feito com carnes de reco criados num anexo da casa, à boa maneira transmontana.
O processo de cura das alheiras, chouriças, sangueiras e salpicões é feito, como manda a tradição, no lareiros, paus pendurados por cima da lareira. As panelas de ferro continuam a ser usadas para aquecer água, fazer o caldo e cozer batatas para os porcos, ou não fosse Travancas a Capital da Batata!
As suas chouriças de cabaça são muito boas mas é o delicioso bucho que faz parte da ementa da ceia de Ano Novo, em minha casa, há vários anos!
O saber e o sabor da genuína gastronomia transmontana na Feira do Fumeiro de Chaves!
Sem comentários:
Enviar um comentário