sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Nevada de Ano Novo

 Benvido 2021 con saúde e benestar

Travancas, São Cornélio e Argemil amanheceram cobertas de neve,  no primeiro dia do novo ano.

A foto é da nevascada noturna do dia 29 de dezembro de 2020.


Boas vindas  - benvidos - aos vizinhos galegos que sobem às Trabancas, Capital da Batata quando o  tubérculo era uma fonte importante de rendimento da gentes raianas.


-Está frio! Disse-me o ciclista, a subir para o Vale Grande, quando me viu bem agasalhado.

 

Pinheiros do alto da Roçada


Levantei-me tarde, já passava das 11h da manhã. Quando vi os telhados cobertos de branco sob um sol brilhante, peguei na máquina e saí para fotografar o que restava da nevada.


Calcorreei  Travancas, lamentando não ter começado quando ainda havia bastante neve. Fui enganado pela meteorologia, ou fui eu que me enganei e esperava a nevada só a partir das 17 horas.



Passagem das eiras, transversal às ruas da  Roçada e do Caminho Velho para Argemil


O  meu Beau Sapin  sous la neige.  O meu francês ainda se percebe?   A  música e a letra são bonitas!  Basta clicar para ler e ouvir1
 
 

Campanário de igreja matriz de São Bartolomeu


Nunca este muro me pareceu tão  alvo, glacial e bonito. Pela orientação cardinal indica que a neve veio de Noroeste.


Vista parcial de Travancas, tomada do adro da igreja


Entrada de Travancas  ou saída?


São Cornélio


E cá estou em São Cornélio. Bem escolhido o local para erigir a igreja.



Vim de carro em vez de bicicleta, por ser mais  rápido e não me atrasar na tarefa de fotografar a neve. 


Para quem chega de Travancas, lindas casas.dão uma imagem positiva da aldeia.




Casario do  núcleo histórico.   No horizonte os montes da Bulideira.




Tudo leva a crer que o bebedouro não é o sítio original da bonita cruz de pedra e do nicho. Terá vindo de muro de alguma casa? Um mistério a desvendar com o tempo!


Capela de São Cornélio


Comparando com Travancas e Argemil, São Cornélio fica a uma cota mais baixa, entre 800 e 850 metros.  Daqui para baixo não nevou.


Em São Cornélio, debruçada sobre a Veiga de Chaves,  as vistas são espetaculares. Aqui sentimos, orgulhosos,  a sensação de que estamos no alto, que somos da Montanha! Moi, montanhês?  Uau!



Argemil da Raia


Argemil ficou para o fim. Apesar da temperatura ser baixa, não passar de um grau positivo,  o brilho solar derrete a neve  enquanto o diabo esfrega um olho.


Cemitério de Argemil, na extremidade oposta à do cruzeiro. Neve, já havia poucochinha!


Já passava  das treze horas. Voltar a ver Argemil sob a neve, só na próxima nevada.


Casario do núcleo histórico. Curiosamente, ou não, nos telhados a neve não derreteu tão depressa.

    


Telhado de uma casa nas Poulinhas!


Campanário da Igreja de São Miguel, visto das Poulinhas.


E terminou a ronda para captar a primeira  nevada de 2021 nas  três aldeias da freguesia.


Post Scriptum 

Nevascou no dia 3 de Janeiro, entre as 18h  e as 20 horas. Como está muito frio, temperaturas a roçarem os cinco e sete graus negativas, as aldeias, devido às geadas, continuam salpicadas de branco.  

Há previsão de queda de neve nos próximos dias, se os ventos não mudarem de direção.




Sem comentários: