quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Nevada em São Cornélio












São Cornélio, aldeia da freguesia de Travancas, situada na encosta do planalto, a uma altitude acima de 700 m, foi atingida pelas nevadas deste rigoroso Inverno, tal como as outras duas aldeias da freguesia.
Às 18 horas do dia 25 de Janeiro o cenário em São Cornélio era este: neve, nevoeiro cerrado e camião cisterna espanhol, carregado de leite, imobilizdo na valeta da estrada.
No dia seguinte vim de Travancas a São Cornélio em bicicleta.

Deixei-a no quintal de um morador ...

... e andei pela aldeia, com nunca antes o fizera, à procura de marcas deixadas pela nevada. Tencionava ir a Argemil também mas o tempo foi escassso.



Na periferia, casas novas, bem bonitas ...
... cobertas pelo manto de brancura da neve.

Apesar da baixa temperatura, o sol brilhava, derretendo a neve caída no dia anterior e durante a noite.




Encontrei o menino, no alto da aldeia, a puxar por duas cabras, para as prender junto a umas giestas, para elas terem que comer.

O Márcio, é o nome do menino, não foi à escola, em Mairos, por causa do gelo e da neve. Ficou em casa a ajudar a avó.

Entrando no núcleo antigo vê-se que São Cornélio não difere de outras aldeias transmontanas. Casas de granito, desabitadas, degradadas …
População envelhecida …

Rua da Eira. Enquanto na sede da freguesia os nomes das ruas remetem para a Revolução dos Cravos, (Rua 25 de Abril, Rua 1º de Maio, Rua 28 de Setembro, Rua General Humberto Delgado … ) em São Cornélio a efeméride passa ao lado. As ruas chamam-se de Camões, de Santo António, da igreja …


Embora estando geograficamente próximas e fazendo parte da mesma freguesia, Travancas e São Cornélio são sociologicamente diferentes.


Tradicionalmente, Travancas vota maioritariamente no Partido Socialista e São Cornélio vota no Partido Social Democrata, em sintonia com a vizinha freguesia de Mairos.




A caminho da igreja



O padroeiro da paróquia é São Cornélio, um papa do século III.
A população dispunha de uma capela mas construiu em lugar altaneiro uma igreja moderna. Os praticantes, quando não há missa na aldeia, vão a Travancas e é habitual carregarem o andor de São Cornélio na festa do Senhor dos Aflitos.















Vídeos da Nevada em São Cornélio

Estrada de São Cornélio na noite do nevão

Num dia de neve, sem aulas

Clicar no título para ver o vídeo em formato maior

3 comentários:

Anónimo disse...

olá

Só hoje descobri este blog. Fica o anúncio no blog Chaves e o linck, precisamente hoje que o dedico ao mosaico da Freguesia de Travancas.

Parabéns pelo blog e felicidades para o mesmo.

Um abraço flaviense.

Anónimo disse...

Venho dar-vos os parabéns pelo Vosso blog de Travancas da Raia. A verdade é que já o tinha descobterto há algum tempo e desde logo fez parte dos links no local reservado às Aldeias de Chaves, no blog "Águas Frias".
Mas ... e por isso peço desculpa, há bastante tempo que o não visitava, já que me esqueci de colocar este Blog nos meus feeds que me avisam quando é colocado um novo "post". Isso já está resolvido e a partir de agora estarei atento a tudo o que se vai passando por Travancas.
Foi através do Blog "Chaves" com o post dedicado à Vossa Freguesia que me fez voltar á realidade e à minha falta.
Continuem com o óptimo trabalho que têm feito pela divulgação de Travancas, suas Gentes e costumes.
Parabéns.
Um abraço
Mário Silva

PEREYRA disse...

Ao Fernando e ao Mário agradeço as palavras de estímulo e, em particular, a ligação ao travancasdaraia.
Saudações transmontanas