sábado, 16 de maio de 2020

Ser jovem na pandemia

 Junta de Freguesia dá trabalho
Tiago Batista, de Argemil da Raia

Emigrante em França, está há dois meses com a família. Regressa quando terminar o confinamento  no país e o patrão o chamar.



Em tempos de pandemia, a Junta de Travancas e Roriz, depois de proceder à desinfeção das quatro aldeias, para evitar a propagação da COVID-19,  emprega jovens  à jeira para aparar as ervas da via pública.



Tiago é um deles. Veio para Argemil desde que a sua empresa de colocação de cozinhas em toda a França parou devido à pandemia. O dinheiro que recebe da Junta é um extra bem-vindo. Tiago não tem curriculum vitae  à  mão mas, otimista, diz que sabe podar castanheiros.


Este é o Ricardo, filho do falecido senhor Celestino. Trabalha na construção civil, sector em crise,  mas ao Sábado faz uns extras para a Junta  que o ajudam no sustento  da família.



Encontrei-o com um aspirador, numa rua onde já tinha passado o Tiago com a roçadora.




Mora há mais de um ano na minha rua mal nos vemos. Quando o vejo passar com a família e um carrinho de bébé penso que com a  sua vinda Travancas ganhou em juventude e tem menos uma casa vazia. Aliás, famílias jovens seriam bem-vindas. E quem sabe se o tele-trabalho não provocará essa desejada reviravolta demográfica?



1 comentário:

Unknown disse...

Já moramos em Travancas há 4 anos e gosto muito de morar lá....
Parabéns por este documentário sobre o meu marido está muito bem elaborado..